segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Primavera, Tempo de Plantio

A primavera chegou, mas as chuvas não!

A cada primavera que entra, tudo mais confuso e mais perigoso. Esse ano já foram três chuvonas, só que com intervalos de 2 a 3 semanas entre elas. Muitas das sementes mais ousadas, que resolveram germinar, morreram. Plantar, só com irrigação! Cada dia dependemos mais da irrigação, que já é responsável por 70% do consumo da nossa água. Estamos rapidamente esgotando nossas reservas...

Enquanto a chuva não vem para valer, primavera é tempo de seduzir crianças, jovens e adultos para o desejo de plantar jardins, florestas, bosques, hortas, agroflorestas, pomares, quintais. Plantar rios, plantar águas, plantar evapotranspiração, plantar chuva. Porque só chove, só tem água, onde há vida abundante e só há vida abundante onde há água... um depende do outro.

E foi isso que fizemos neste sábado, dia 11, durante a primeira oficina de Jardinagem Agroflorestal no Centro de Ensino Fundamental - CEF Zilda Arns, no Itapoã, Distrito Federal. O convite foi do Projeto Águas do Cerrado*, dos meus amigos e parceiros do Instituto de Permacultura IPOEMA. Minha gratidão é transbordante.

Para contar-lhes da minha alegria em participar desse projeto, compartilho com vocês um pouquinho do que foi esse dia de sedução e de encantamento, partilha de saberes e de sonhos (todas as fotos são da Erica Gabriela, que trabalhou no apoio à oficina - Obrigada Erica pelo belo registro!):


Para começarmos o dia, cada participante se apresentou a partir de um dos propágulos de plantas que colocamos à disposição - sementes, estacas e mudas. Um grupo muito heterogêneo, crianças, jovens, adultos, estudantes, professores, funcionários. A delícia e o desafio da diversidade desde esse primeiro momento no qual começamos a partilhar nossos saberes sobre as plantas...

E, logo no começo da oficina, a constatação de se tratar de um grupo muito especial. Ao conversarmos sobre os acordos de convivência ou combinados para que o trabalho pudesse fluir da maneira mais eficiente e divertida possível, qual o quê! Pensam que vieram os tradicionais "desligar o celular" ou "cada um fala de uma vez"... nananinanão... aqui a coisa foi muito mais estrutural e profunda. Falaram de respeito, cooperação, participação e de sermos educados uns com os outros! Show.


Seguimos para uma análise de conjuntura... a pergunta foi: Em que mundo vivemos? Levei alguns materiais que os participantes analisaram em duplas. Cada dupla nos apresentou suas reflexões sobre questões como lixo, consumo, mineração, florestas, queimadas, povos indígenas, meios de comunicação, internet... Mas como o mundo em que vivemos não é só isso... também trouxemos para a análise de conjuntura a Agroecologia e a consciência de que podemos fazer parte de um movimento crescente de pessoas que desejam um mundo de abundância, natureza e paz.

Samuel, estudante do EJA, apresenta suas reflexões sobre o consumismo.
Saimos, então, da sala de aula e fomos conhecer os espaços da escola onde poderemos plantar jardins. Muitas oportunidades! Temos aí o marco zero do nosso jardim agroflorestal.

Conhecendo o espaço escolar...
e oportunidades de jardins. Marco zero.


Foram várias conversas, muitos conceitos, expressões de nossas visões de mundo, partilha de sonhos e desejos. Falamos muito sobre as plantas que desejamos nos nossos jardins. Muitos já começaram a sonhar em plantar jardins não somente na escola como também em seus quintais.

Finalmente, colocamos a mão na massa... ainda que leve e delicadamente nesse primeiro encontro. Semeamos as hortaliças que plantaremos no nosso jardim: abobrinha, alface, brócolis, couve-flor, cebolinha...

Pense numa garota concentrada...


Crianças e adultos preparando juntos as mudinhas. Bonito demais de se ver. Foi, definitivamente, um dia muito bom de ser vivido.

Gratidão a todos os que participaram, se envolveram, cooperaram e se permitiram viver esse dia bom de aprendizado e convivência.

Agradeço também ao Claudio - CJ, Luiza, Fernanda, Lucas, Erika, Marcelo, Eduardo, Henrique e a todos os demais amigos do IPOEMA e do Projeto Águas do Cerrado. Parabéns pela belíssima iniciativa!

Tamo junto!
Para finalizar, um regador improvisado pela mente criativa desses meninos.
O projeto Águas do Cerrado, uma iniciativa realizada pelo Ipoema, é patrocinado pela Petrobras, por meio do programa Petrobras Socioambiental. Para saber mais, visite: http://ipoema.org.br/aguas/






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